Na aula de hoje fizemos um exercício em AutoCad que consistiu em fazer 5 sólidos platónicos: cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Para dar início ao exercício, criámos as seguintes layers: cubo [yellow], tetraedro [red], octaedro [green], dodecaedro [cyan] e icosaedro [blue].
C U B O
Para o início do cubo usámos o comando 3dface onde indicámos 4 pontos da sua base: (0,0); (0,1); (1,1); (1,0).
Na opção 2d wireframe (canto superior esquerdo do model), mudamos a opção para x-ray.
Usar o comando vpoint para alterar o ângulo de visualização; colocar 230º no eixo x e 30º no eixo y.
Fazer copy do quadrado até obter a planificação de um cubo.
Seguidamente queremos proceder ao fecho do cubo. Para tal, usamos o comando rotate mas temos de mudar constantemente o nosso ucs de maneira a rodar as faces como pretendemos.
Assim, para começar, mudamos o ucs com o próprio comando ucs de maneira a que o eixo y fique na vertical, o x para a nossa esquerda e o z para a direita. Para tal, fazemos UCS - enter - Z - enter - 90 e novamente UCS - enter - X - enter - 90.
Mudar novamente o ucs para fechar o resto do cubo. Desta vez, o ucs deve manter o eixo y e rodar -90. Para tal, fazemos UCS - enter - Y - enter - -90 - enter.
Uma vez terminado o cubo, mudamos o ucs para o formato world e congelados a sua layer e passamos a usar a layer do tetraedro como layer de trabalho.
T E T R A E D R O
Damos início a este sólido com o comando polygon que terá 3 faces. Seleccionamos a opção edges e informamos que passarão nos pontos (0,0) e (1,0).
Seguidamente, usamos o comando 3dface com o qual temos de selecionar os 3 vértices do triângulo e damos enter 2x.
Para transformar os últimos 2 objectos num só, utilizamos o comando erase e indicamos depois 'filter que abrirá uma janela onde temos de seleccionar a polyline e adicionar à lista. Por fim, fazemos apply e fazemos enter até a caixa de comandos nos informar que temos apenas 1 objecto encontrado.
Fazemos mirror do triângulo para baixo.
Fazemos copy até obter a planificação do tetraedro.
Para termos uma visualização mais abrangente do nosso objecto, usamos o comando vports para adicionar 3 janelas de visualização com diferentes pontos de vista. Para tal, na janela do comando vports, mudamos o standard viewport para four:left e o setup para 3d. Depois mudamos as janelas para front, top, right e SE isometric respectivamente de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Mudamos o ucs novamente para posteriormente fechar o tetraedro. Usamos o comando ucs e escolhemos a opção 3p para que indiquemos 3 pontos, sendo eles: 1º ponto - midpoint da aresta esquerda do triângulo da direita, 2º ponto - vértice mais à direita do mesmo triângulo e 3º ponto é indicado pelas coordenadas @0,0,100.
Criar um circle com 2p: o midpoint do triângulo à direita e o vértice mais à direita desse mesmo triângulo.
Mudar o ucs para world. Mudar novamente com o método dos 3p, sendo eles: 1º ponto - midpoint da aresta direita do triângulo da esquerda, 2º ponto - vértice mais à esquerda do mesmo triângulo e 3º ponto é indicado pelas coordenadas @0,0,100. Criar um circle com a mesma lógica do que criámos na face anterior: com 2p, um no midpoint e outro no vértice.
Mudamos o ucs para o world. Usamos o comando align, seleccionamos a face mais à esquerda, clicamos duas vezes no ponto do ucs, duas vezes no ponto oposto, uma vez no vértice mais à esquerda e uma vez na intersecção dos dois círculos.
Apagamos os círculos e as faces que não usámos, ficando com a seguinte composição:
Seguidamente usamos arrayclassic, seleccionamos o polar way, seleccionamos a face que já rodámos como o objecto a utilizar e seleccionamos o ponto que será o vértice do tetraedro como o centro. Indicar que serão 3 itens e obtemos por fim o tetraedro:
O C T A E D R O
Desligamos a layer do tetraedro e utilizamos agora a do octaedro como layer de trabalho. Iniciamos da mesma maneira que o tetraedro: comando polygon desta vez com 4 lados e indicamos os pontos pontos (0,0) e (1,0).
Mudamos o ucs com 3p, sendo eles: o vértice mais à esquerda do quadrado, o vértice mais à direita e por último o ponto com as coordenadas @0,0,100.
Criar dois circle, ambos de raio 1, com centro nos dois vértices laterais do quadrado.
Usar o comando 3dface e seleccionar os dois pontos da aresta mais à esquerda do cubo e o ponto de intersecção entre os dois circle.
Apagar tudo excepto esta última face criada.
Utilizar o comando arrayclassic e novamente com a opção polar way. Seleccionar o objecto que é a face e o centro que é o vértice. Serão 4 itens com o seguinte aspecto:
Mudamos o ucs: comando ucs - x - 90.
Fazemos mirror do objecto conseguido com centro no ucs e obtemos, por fim, o octadro.
D O D E C A E D R O
Iniciamos o dodecaedro, uma vez mais, com o ucs na opção world.
Fazemos polygon com 5 faces e usamos, mais uma vez, a opção edge com os pontos (0,0) e (1,0).
Seleccionamos a figura e fazemos region.
Fazemos mirror até obter a seguinte composição:
Criar duas xline perpendiculares como está na seguinte imagem:
Fazer circle com centro na extremidade da charneira criada e raio até ao vértice do pentágono.
Fazer a mesma coisa para a face mais à esquerda.
Fazer align para levantar a face e eliminar tudo o que foi auxiliar a este procedimento, obtendo a seguinte composição:
Criar um circle com 3p do pentágono base como referência.
Fazer arrayclassic. Seleccionar a face inclinada como objecto. O centro é o centro da própria circunferência e o número de itens são 5.
Fazer copy do objecto todo para qualquer lado.
Fazer align e corresponder 3 pontos com a seguinte lógica: os "bicos" do objecto da direita correspondem a um "buraco" do objecto da esquerda e vice-versa.
I C O S A E D R O
Uma vez mais e pela última vez usamos o comando polygon para criar um pentágono. O procedimento é exactamente igual: polygon - enter - 5 - enter - edge - enter - 0,0 - enter - 0,1 - enter.
A adicionar ao pentágono, criar também 2 triângulos com o comando polygon que se inscrevem na aresta mais abaixo e na aresta mais à esquerda.
Mudar o ucs com 3p. Na imagem, está indicado o 1º e 2º ponto e o 3º é o @0,0,100. Criar depois um circle com centro no ponto 1 e raio de 1 até 2.
Retornar ao ucs world. Mudar novamente o ucs com 3 pontos de referência, seguindo os pontos indicados 1 e 2 na imagem e um 3º que é o @0,0,100. Criar novamente um circle de centro em 1 e raio até 2.
Fazer align para levantar a face mais à esquerda.
Apagar tudo o que é auxiliar, ou seja, manter apenas a face que levantámos e fazer nessa mesma face region.
Fazer arrayclassic: seleccionar a face como o objecto e, como sempre, o vértice da face como o centro. Serão 5 itens, ficarão com o seguinte aspecto:
Fazer 3dorbit de maneira a ter uma visualização melhor do objecto. Apagar uma face, como indicado na seguinte imagem:
Mudamos, uma vez mais o ucs com 3p que são os seguintes:
Usamos o comando arrayclassic para completar o sólido. O objecto a seleccionar é o triângulo mais à esquerda e o vértice é o vértice mais à frente do triângulo.
Rodamos novamente o objecto com 3dorbit.
Mudamos o ucs novamente:
Fazemos arrayclassic. Seleccionamos a face mais à frente e o vértice é o ponto indicado na imagem abaixo:
Rodamos o objecto.
Mudamos o ucs e fazemos arrayclassic. Repetimos este processo até fechar o isosaedro.
Por fim, ligamos todas as layers e obtermos uma composição com o seguinte aspecto: