terça-feira, 29 de março de 2016

Aula 5 - Parabolóide Hiperbólico Regrado + Mola

Nesta aula começámos por pegar no exercício da aula passada - as cónicas.

Para dar início, devemos criar uma nova layer de seu nome torus e com a cor magenta e congelar todas as layers excepto esta nova e a layer elipse. Usamos o comando UCS para restaurar o ucs que usámos anteriormente para a elipse. Assim, fazemos: ucs - enter - r - enter - elipse (nome dado ao ucs) - enter.



Ligamos a opção orto (F8) e fazemos uma linha paralela ao eixo y.



Usamos por fim o comando revolve que nos pedirá para indicar o objecto e seleccionamos a elipse. Pedirá também o eixo que será a linha que fizemos anteriormente (seleccionamos as extremidades da linha). Aceitamos a rotação que o autocad nos dá, os 360º e obtemos o resultado final.



Criamos agora uma nova layer parabolóide hiperbólico com a cor verde e desligamos agora tudo excepto esta última layer e a layer da hipérbole. Fazemos exactamente os mesmos passos para retomar o ucs da hipérbole mas, desta vez, no lugar de elipse, o nome será hipérbole.


Usamos o comando vpoint e mudamos a visualização para (1,-1,1). Unimos os dois pontos exteriores das curvas de maneira a criar uma linha paralela ao eixo x e, perpendicularmente e a passar pelo midpoint da linha perpendicular a x, criamos uma outra linha paralela ao eixo y.


Seguidamente usamos o comando revolve e seleccionamos apenas uma das curvas (a de cima ou a de baixo, indiferencialmente). O eixo será a linha paralela ao eixo y e seleccionamos os dois pontos exteriores, como fizemos com a hipérbole. Aceitamos por fim a rotação de 360º e obtemos o resultado final.


Terminada esta tarefa, fechamos este ficheiro e abrimos um novo.

Começamos por desenhar dois círculos, ambos com origem no ponto (0,0). O primeiro deve ter o raio de 2.5 e o segundo de 10.



Criar uma linha tangente ao círculo pequeno a ter início no círculo grande. Para tal, usamos o comando line, clicamos num ponto qualquer do círculo grande e escrevemos TAN (para que o autocad faça a tangente) e clicamos num ponto do círculo pequeno. Assim que a linha estiver feita, fazemos extend para a levar até ao círculo grande.



Mudamos o modo de visualização com o comando vpoint e indicamos as coordenadas (-1,-1.5,1).
Criamos uma nova layer com o nome sgeratriz1 de cor vermelha.
Criamos uma nova linha, da seguinte maneira: usamos o comando line e indicamos que o primeiro ponto fica na extremidade inferior da linha tangente, seguidamente introduzimos .xy, damos enter e o autocad pedirá a altura (valor do z) que será 10.



Usamos agora o comando arrayclassic no modo polar. Seleccionamos o objecto que é a linha vermelha, o ponto de origem é o (0,0) que corresponde à origem das circunferências e o número de itens é 180. Deste modo, obtemos o seguinte:



Congelamos a layer sgeratriz1 e criamos uma nova com a cor amarela e o nome sgeratriz2. Fazemos uma linha da mesma maneira que a vermelha mas desta vez o primeiro é a extremidade mais acima da linha tangente.



Seguidamente, usamos as mesmas definições que usámos com o comando arrayclassic e obtemos a seguinte figura que irá intersectar as figura anterior uma vez que as linhas criadas têm direcções diferentes.



Descongelando a sgeratriz1 e a sgeratriz2, obtemos o resultado final. Guardamos este ficheiro com o nome Parabolóide Hiperbólico Regrado




Para um terceiro e último exercício, criámos uma cubo com uma bola para que, quando fundidos, formassem um possível caminho para uma bola.

Para dar início, criámos uma box com origem no ponto (0,0) e com 10 de lado. Mudámos o vpoint para (-1,-1.5,1).



Usamos o comando helix. O comando pedirá o centro que é o ponto (5,5), o raio que será 5 e o top radius que será também 5. Escolhemos depois a opção turns que indicará quantas voltas queremos que tenha e indicamos 5 uma vez mais e por fim a altura de 10.



Mudamos o vpoint para (1,1.5,1). Fazemos rotate, seleccionamos a mola, indicamos o ponto de rotação como (5,5), indicamos reference e novamente o ponto (5,5), seleccionamos a ponta da mola e por fim colocamo-la no midpoint da aresta inferior direita da face mais à frente.



Mudamos o ucs 90º mantendo o eixo y. Criamos um círculo de raio 0.5 com origem no endpoint da mola.



Repomos o ucs world. Fazemos sweep e seleccionamos em primeiro lugar o círculo e depois a mola.



Fazemos subtract. Seleccionamos o cubo em primeiro lugar e depois a mola.



Copiamos tudo para ter um duplicado. Para tal, copy - enter - all - enter - clicar num ponto qualquer - @,0,20,0 - enter.



Criamos um cilindro com o comando cylinder com origem no ponto (5,5) com raio 4.2 e altura 15. Depois, movemo-lo: comando move, seleccionamos o cilindro e introduzimos @0,0,-2.



Fazemos subtract desta vez com o cubo e o cilindro.



Criamos um novo cilindro com origem na aresta inferior mais à esquerda do cubo com 0.1 de raio e 15 de altura.



Movemos o cilindro com as coordenadas @-1,1.5,-2. Colocamos em plan.



Fazemos mirror do cilindro seleccionando como eixo a diagonal do cubo. Seleccionamos como primeiro ponto o canto superior direito e depois o canto inferior esquerdo.



Mudamos o vpoint para (1,1.5,1) e fazemos subtract dos cilindros pequenos e do cubo.



Para terminar, fazemos secções no cubo. Para tal, criamos 3 layers todas com a cor azul escura mas com os nomes secção4, secção8 e secção12.
Começamos por trabalhar na layer secção4. Usamos o comando section, seleccionamos o nosso objecto, indicamos que será um plano paralelo ao plano xy, introduzimos o valor 0 para x e para y e 0.4 para z. Fazemos o mesmo para as outras layers mas o valor de z muda para 0.8 (secção8) e 1.2 (secção12).



Exportamos o ficheiro com a extensão .stl para abrir no 3D studio max. Para tal, seleccionamos export e other formats onde podemos escolher .stl como extensão. Depois, o autocad pedirá para indicarmos qual o cubo que queremos exportar. Seleccionamos o nosso objecto e confirmamos a selecção.
Abrimos o ficheiro no 3D studio max.




Seleccionamos o arco-irís no canto superior do programa e na lista, procuramos por STL check e seleccionamos a opção check mais abaixo. Isto permitirá concluir se o nosso trabalho contém ou não erros e se é ou não possível de executar numa máquina 3D.