Nesta aula construímos uma composição cónica.
Para começar e desenhar um cone, utilizamos o comando cone cuja base será um círculo com origem no ponto (0,0) e raio 10 e a altura do cone será também 10.
Alteramos a visualização com o comando vpoint e alteramos o ângulo em x para 240º e em y para 30º.
Fazer copy do objecto da seguinte maneira: seleccionar o objecto, confirmar a selecção, indicar displacement e nas coordenadas indicar apenas @ para que o segundo cone fique exactamente coincidente com o primeiro.
Fazer scale com origem no ponto (0,0) e com a escala de 0.95.
Alteramos as janelas para quatro, de maneira a conseguir visualizar o nosso objecto de vários ângulos. Utilizamos para tal o comando vports onde colocamos a visualização com quatro janelas cujas vistas serão front, top, right e SE isometric.
Utilizamos o comando subtract de maneira a criar um só objecto. Para tal, seleccionamos primeiro o cone de fora e depois o cone de dentro. Mudamos o shademode para shaded e fazemos 3dorbit para verificar o único objecto e que este ficou aberto na parte de baixo.
Mudar o ucs: manter o y e rodar -90º.
Fazer mirror do cone para cima.
Mudar o ucs para world. Criar um plano com o comando rectang cujo primeiro ponto será (-10,-10,5) e o segundo (10,10).
Fazer copy do rectângulo exactamente da mesma maneira que fizemos para o cone; de maneira a que fique coincidente com o anterior.
Mudar ucs: manter o x e rodar 90º. Rodar o último rectângulo 10º: usar o comando rotate e indicar 10.
Mudar o ucs para world e o shademode para 2d wireframe. Mudar novamente o ucs com 3P sendo que o primeiro e segundo são os indicados na seguinte imagem e o terceiro é um qualquer à esquerda desde que tenhamos a ortogonalidade ligada.
Mudar a visualização com o 3dorbit de maneira a ficar idêntico à seguinte forma:
Mudar o ucs: manter o x e rodar -90º. Usar a opção x-ray no shademode.
Criar um novo rectang cujos pontos são (0,10,-5) e (20,-10).
Criar um novo rectang cujos pontos são (0,10,-3) e (20,-10).
Repomos o ucs world. Rodamo-lo novamente 90º, mantendo o x.
Fazemos um rectang com as coordenadas (-10,0,-1) e (10,20).
Repomos novamente o ucs world. Criamos 4 layers novas: círculo, elipse, parábola e hipérbole com as cores red, yellow, green e cian, respectivamente.
Usamos para começar a layer círculo. Usamos o comando section e seleccionamos o cone de baixo, apenas. Confirmamos a selecção e indicamos 3P, os quais estão indicados na seguinte imagem:
Criamos assim uma elipse.
Fazemos exactamente a mesma coisa, seleccionando apenas o cone de baixo e usando a opção dos 3 pontos mas desta vez os 3 pontos são diferentes:
Obtemos assim uma nova elipse.
Mudamos para a layer de trabalho parábola. Fazemos novamente section apenas com o cone de baixo e com a opção dos 3 pontos mas mudamos o plano auxiliar sendo que desta vez os 3 pontos são os seguintes:
Mudamos a layer de trabalho para hipérbole. Usamos novamente o comando section e desta vez seleccionamos não só o o cone de baixo mas também o de cima. Mantemos a opção dos 3 pontos e usamos o plano vertical como auxiliar. Assim, os 3 pontos são os seguintes:
Mudamos para o paperspace [layout].
Com o comando pagesetup configuramos um A4 de .dwg para PDF.
Criamos uma layer janelas com a cor 241 e criamos várias janelas com o comando mview de maneira a obter uma composição do seguinte género:
Ainda no layout - na janela do círculo, mudamos para o ucs world e utilizamos o comando plan - current.
Voltamos ao modelspace e mudamos o ucs da maneira que a imagem abaixo indica (com os 3 pontos). Este ucs servirá para, mais tarde, quando formos ao layout, possamos recuperá-lo. Para recuperá-lo, salvámo-lo para a layer elipse da seguinte maneira: ucs - enter - save - enter - elipse (nome que queremos dar)- enter.
Fazemos a mesma coisa; mudamos o ucs com os 3 pontos da seguinte maneira e salvamos na layer parábola.
Novamente a mesma coisa: mudar o ucs com os 3 pontos seguintes e salvar para a layer hipérbole.
Mudamos o nosso espaço de trabalho para o layout.
O próximo passo é recuperar todos os ucs que criámos no modelspace em todos os mviews. Para tal, entramos, por exemplo, na layer da parábola e usamos o comando ucs - enter - restart - enter - parábola (nome que lhe demos no modelspace) - enter.
Fazemos este último passo para todas as janelas mview à excepção do círculo e recuperamos sempre os ucs que gravámos no model.
Para além de recuperar, usamos também o comando plan - enter - enter de maneira a ficarmos com a visualização em plano.
No final, obtemos um A4 com a seguinte composição:
Para trabalho de casa, temos de inserir todos estes elementos no A4 à escala 1/100.
Para começar e desenhar um cone, utilizamos o comando cone cuja base será um círculo com origem no ponto (0,0) e raio 10 e a altura do cone será também 10.
Alteramos a visualização com o comando vpoint e alteramos o ângulo em x para 240º e em y para 30º.
Fazer copy do objecto da seguinte maneira: seleccionar o objecto, confirmar a selecção, indicar displacement e nas coordenadas indicar apenas @ para que o segundo cone fique exactamente coincidente com o primeiro.
Fazer scale com origem no ponto (0,0) e com a escala de 0.95.
Alteramos as janelas para quatro, de maneira a conseguir visualizar o nosso objecto de vários ângulos. Utilizamos para tal o comando vports onde colocamos a visualização com quatro janelas cujas vistas serão front, top, right e SE isometric.
Utilizamos o comando subtract de maneira a criar um só objecto. Para tal, seleccionamos primeiro o cone de fora e depois o cone de dentro. Mudamos o shademode para shaded e fazemos 3dorbit para verificar o único objecto e que este ficou aberto na parte de baixo.
Mudar o ucs: manter o y e rodar -90º.
Fazer mirror do cone para cima.
Mudar o ucs para world. Criar um plano com o comando rectang cujo primeiro ponto será (-10,-10,5) e o segundo (10,10).
Fazer copy do rectângulo exactamente da mesma maneira que fizemos para o cone; de maneira a que fique coincidente com o anterior.
Mudar ucs: manter o x e rodar 90º. Rodar o último rectângulo 10º: usar o comando rotate e indicar 10.
Mudar o ucs para world e o shademode para 2d wireframe. Mudar novamente o ucs com 3P sendo que o primeiro e segundo são os indicados na seguinte imagem e o terceiro é um qualquer à esquerda desde que tenhamos a ortogonalidade ligada.
Mudar a visualização com o 3dorbit de maneira a ficar idêntico à seguinte forma:
Mudar o ucs: manter o x e rodar -90º. Usar a opção x-ray no shademode.
Criar um novo rectang cujos pontos são (0,10,-5) e (20,-10).
Criar um novo rectang cujos pontos são (0,10,-3) e (20,-10).
Repomos o ucs world. Rodamo-lo novamente 90º, mantendo o x.
Fazemos um rectang com as coordenadas (-10,0,-1) e (10,20).
Repomos novamente o ucs world. Criamos 4 layers novas: círculo, elipse, parábola e hipérbole com as cores red, yellow, green e cian, respectivamente.
Usamos para começar a layer círculo. Usamos o comando section e seleccionamos o cone de baixo, apenas. Confirmamos a selecção e indicamos 3P, os quais estão indicados na seguinte imagem:
Criamos assim uma elipse.
Fazemos exactamente a mesma coisa, seleccionando apenas o cone de baixo e usando a opção dos 3 pontos mas desta vez os 3 pontos são diferentes:
Obtemos assim uma nova elipse.
Mudamos para a layer de trabalho parábola. Fazemos novamente section apenas com o cone de baixo e com a opção dos 3 pontos mas mudamos o plano auxiliar sendo que desta vez os 3 pontos são os seguintes:
Mudamos a layer de trabalho para hipérbole. Usamos novamente o comando section e desta vez seleccionamos não só o o cone de baixo mas também o de cima. Mantemos a opção dos 3 pontos e usamos o plano vertical como auxiliar. Assim, os 3 pontos são os seguintes:
Mudamos para o paperspace [layout].
Com o comando pagesetup configuramos um A4 de .dwg para PDF.
Criamos uma layer janelas com a cor 241 e criamos várias janelas com o comando mview de maneira a obter uma composição do seguinte género:
Ainda no layout - na janela do círculo, mudamos para o ucs world e utilizamos o comando plan - current.
Voltamos ao modelspace e mudamos o ucs da maneira que a imagem abaixo indica (com os 3 pontos). Este ucs servirá para, mais tarde, quando formos ao layout, possamos recuperá-lo. Para recuperá-lo, salvámo-lo para a layer elipse da seguinte maneira: ucs - enter - save - enter - elipse (nome que queremos dar)- enter.
Fazemos a mesma coisa; mudamos o ucs com os 3 pontos da seguinte maneira e salvamos na layer parábola.
Novamente a mesma coisa: mudar o ucs com os 3 pontos seguintes e salvar para a layer hipérbole.
Mudamos o nosso espaço de trabalho para o layout.
O próximo passo é recuperar todos os ucs que criámos no modelspace em todos os mviews. Para tal, entramos, por exemplo, na layer da parábola e usamos o comando ucs - enter - restart - enter - parábola (nome que lhe demos no modelspace) - enter.
Fazemos este último passo para todas as janelas mview à excepção do círculo e recuperamos sempre os ucs que gravámos no model.
Para além de recuperar, usamos também o comando plan - enter - enter de maneira a ficarmos com a visualização em plano.
No final, obtemos um A4 com a seguinte composição:
Para trabalho de casa, temos de inserir todos estes elementos no A4 à escala 1/100.
Sem comentários:
Enviar um comentário