terça-feira, 12 de abril de 2016

Aula 7 - Capela Cabo Espichel + Macro de círculos aleatórios

Capela do Cabo Espichel
Progama: AutoCad

Comando box com origem em 0,0,0 e os restantes pontos 8,4,0.2.
Para visualizar a box, usamos -vpoint e introduzimos as coordenadas 1,1.5,1.


Rectang com origem no ponto 1 e até ao ponto 2.


Offset 0.4 do rectângulo.


Region, seleccionar as 2 polylines e confirmar a selecção (vamos obter dois objectos). Subtract, seleccionar o quadrado maior, confirmar, seleccionar o quadrado mais pequenos, confirmar. Isto permite-nos passar de dois objectos para apenas um.
Usamos o comando extrude e seleccionamos a região anteriormente criada, dando uma altura de 2 unidades.


Criamos um plano auxiliar de trabalho. Para tal, mudamos o ucs e usamos a opção dos 3 pontos sendo que o primeiro e o segundo estão indicados na seguinte imagem e o terceiro corresponde a @0,0,100.


Criamos uma linha nos midpoint do rectângulo maior e no meio dessa linha temos a origem de dois círculos, um com 1.9 e outro com 1.6 de raio.


Fazemos copy do círculo maior, pegamos no seu centro e colamos nos pontos de intersecção assinalados na imagem seguinte.



Usamos o comando polyline, seleccionamos a opção width para alterar a espessura da linha que será 0.05 para o primeiro e para o segundo ponto. O primeiro e o segundo ponto são os indicados na imagem seguinte. Para um terceiro ponto, mudamos a opção para arc, seleccionamos um ponto qualquer da curva que queremos que este faça e seleccionamos o ponto 3 também assinalado na imagem. Mudamos a opção para line e seleccionamos o ponto 4. Usamos novamente a opção arc seleccionando um segundo ponto da curva que pretendemos que esta faça e seleccionamos o ponto 5. Fazemos exactamente o mesmo procedimento com um arc e retomamos ao ponto 1. Fechamos a polyline com CL.


Baixamos a altura da nossa figura. Para tal, seleccionamos o ponto mais acima e introduzimos as coordenadas @0,0.2 de maneira a baixar exactamente 0.2 unidades.
Usamos o comando revolve, seleccionamos o perfil, confirmamos a selecção e introduzimos o eixo de rotação com como a line da nossa polyline e aceitamos por fim os 360º de rotação.
Mudamos a visualização para -vpoint (1,1.5,1).


Fazemos um rectang com dois pontos sendo eles os seguintes da imagem.
Fazemos extrude do rectang com -0.2 unidades de altura.


Fazemos um cylinder centro no midpoint da linha auxiliar que criámos no início. O cilindro deve ter 1.6 unidades de raio e -2 de altura.


Movemos o cilindro: comando move, seleccionamos o último objecto ou seja o cilindro, seleccionamos um ponto qualquer à nossa direita e introduzimos as coordenadas @0,0,1 de maneira a que se mova apenas 1 unidade para cima.
Fazemos subtract do cilindro à laje. Para tal, usamos o comando subtract, seleccionamos a laje, confirmamos, seleccionamos o cilindro e confirmamos.
Mudamos a nossa janela de visualização com -vpoint para -1,1.5,1.


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circle centro 0,0,0 com raio=10
-vpoint 1,1.5,1
circle 10,10,10 raio=5
circle 2,2,100 raio=2




No NotePad++, criar um ficheiro .lsp com o nome teste e com o seguinte conteúdo:

(defun círculo (x y z r)
(command "circle" (list x y z) r)
)

Copiar este texto para a linha de comandos do autocad e confirmar. Introduzir depois o seguinte, de maneira a criar 3 círculos:

(círculo 0 0 0 10 )
(círculo 5  5  5  10)
(círculo  10  10  50  10)

Copiar parte do código e colar no Notepad, abaixo do código que já tinhamos.




Voltamos ao NotePad++ e fazemos alterações.


Copiamos as 3 primeiras linhas para o autocad. Introduzimos (círculo) na barra de comandos 3x para obter 3 círculos aleatórios.


Usamos o comando vport para mudar o standard viewport para four:left  e o setup para 3D.


Copiamos a parte restante do código e fazemos novamente 3x (círculo).


Fazemos o comando loft com uns círculos quaisquer de maneira a obter uma figura.

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