Primeiro que tudo, devemos seleccionar uma das janelas de trabalho. Seguidamente, seleccionamos o sol (no canto superior direito) e a opção Box. Seleccionamos a opção Keyboard Entry para introduzir as medidas no teclado. X, Y e Z refere-se ao ponto de referência que queremos que fique na origem, portanto deixamo-lo com as coordenadas da origem. Criar uma parede com 400x300x35, respectivamente width, height e lenght. Mudar o modo de visualização par Shaded.
Voltamos à opção Box para criar uma nova caixa e, novamente com a opção Keyboard Entry, introduzimos 100,0 para lenght, 90,0 para width e 210,0 para height.
A letra G liga/desliga a grelha. Podemos fazê-lo em todas as janelas.
Seleccionamos a opção Select Objects na barra de ferramentas (cubo com uma seta) e seleccionamos a parede (objecto cor-de-rosa).
No sol, mudamos a opção Standard Primitives para Compound Objects. No Object Type, mudamos para Boolean e depois seleccionamos a opção "Pick operador B" para seleccionar a porta e criar então o vão. Na janela Operation, é importante manter ligado a opção Subtration (A-B).
Na opção Modify no canto superior direito, mudamos o nome da layer para parede e mudamos a sua cor para uma à nossa escolha.
Criamos uma nova Box exactamente da mesma maneira que criámos as anteriores, desta vez com as medidas de 5,0 para lenght, 90,0 para width e 210,0 para height.
Mudamos a visualização para Wireframe. Ligamos o Snaps Toggle e clicamos sobre ele com o botão direito, abrirá uma janela onde temos de escolher apenas a opção Vertex.
Seleccionamos a opção Select and Move.
Seleccionamos a porta e movemo-la para o vértice mais atrás.
Desligamos a opção Snaps Toggle, fazemos Zoom Extent e mudamos a visualização para Shaded.
No sol, mudamos da opção Geometry para Shapes e seleccionamos a opção Circle, onde introduzimos novamente as coordenadas com a opção Keyboard Entry onde X, Y e Z correspondem aos valores de -30, 90 e 0. O raio do círculo corresponde a 5,0.
Na opção criação 2D, ou seja, Shades, seleccionamos Line e Keyboard Entry onde introduzimos 3 pontos diferentes. Entre cada ponto, seleccionamos sempre a opção Add Point.
X Y Z
-30 12,5 90
-30 7,5 90
-20 7,5 90
Usamos novamente a opção Snaps Toggle deseleccionamos o Vertex e Seleccionamos o Endpoint e Pivot.
Seleccionamos o círculo com a opção Select Object. Mudamos a opção para Select and Move e o programa vai detectar automaticamente o ponto Pivot da circunferência, ponto esse que arrastamos para o fim da linha que criámos.
Com a opção Select and Move, seleccionamos o círculo e a opção de edição, onde alteramos o raio do círculo para 2,5.
No canto inferior direito, seleccionamos a opção Orbit e mudamos o grau de visualização de maneira a ficarmos (aproximadamente) da seguinte maneira.
Nota: Quando estamos numa determinada janela, podemos utilizar o teclado para mudar a visualização da janela. Por exemplo, a tecla B remete para a visualização Bottom e a tecla L para left.
Com a opção Select and Move, seleccionamos o círculo. Podemos verificar a selecção nas layers.
Criamos um novo objecto 3D - Geometry - e a opção Compound Objects para criar Loft onde seleccionamos a opção Get Path e seleccionamos a ponta da linha que criámos anteriormente.
Seleccionamos o puxador da porta com a opção Select Object e trabalhamos na janela Modify onde abrimos a janela Deformations e clicamos na opção Scale, que abre uma janela onde alteramos o valor da direita para 0 e adicionamos mais pontos com a opção Insert Corner Point.
Modificamos o valor destes últimos pontos de maneira a obter o puxador a gosto. Para mover os pontos, há que seleccionar a opção Move Control Point.
Seleccionamos agora a layer da linha e a opção Modify onde seleccionamos a opção Vertex e depois o ponto mais à direita. Mudamos o modo de selecção para Select and Move e ficamos automaticamente com o eixo nesse mesmo ponto.
Cá em baixo, onde diz os valores de X, Y e Z, alteramos o valor de X onde tinha -20 e introduzimos -17,5 de maneira a que o puxador fique mais comprido. Podemos depois desta alteração desligar o filtro Vertex.
Seleccionamos a janela de visualização Top e depois, à direita, a opção da televisão - Display. Nessa opção, seleccionamos Shapes. Seleccionamos o puxador. Seleccionamos a opção Mirror (são dois 1 virados um para o outro) e abrirá um quadro; neste quadro, ligamos a opção Copy para confirmar que o queremos duplicar e não substituir e ainda mudamos o eixo de espelhamento de X para Y. Para mover o puxador duplicado, é suposto mexer nas setas e consequentemente nos valores de maneira a colocar o puxador no sítio correcto (apelar ao rigor visual de cada um).
Vamos ao Google pesquisar por Brick Walls e Front Door e escolhemos 2 imagens para usar no nosso trabalho.
Abrimos a imagem da porta no Photoshop, cortamos a nossa porta e apagamos o puxador.
Seleccionamos agora a opção Material Editor na barra de ferramentas, à direita. Abrirá uma nova janela. Dentro do Material Editor, mudamos e nos Modes para Compact Material Editor.
Seleccionamos o godé do canto superior esquerdo. No Blinn Basic Parameters, na opção Diffuse, seleccionamos o quadradinho à frente e abrirá um novo quadro onde seleccionamos a opção Bitmap 2x e carregamos aí a imagem da parede de tijolo.
Na opção Views, na barra de ferramentas, seleccionamos Show Materials in Viewport As e depois confirmamos na opção Shaded Materials with Maps.
No Modeview, mudamos de Shaded para Realistic.
Voltamos à opção Box para criar uma nova caixa e, novamente com a opção Keyboard Entry, introduzimos 100,0 para lenght, 90,0 para width e 210,0 para height.
A letra G liga/desliga a grelha. Podemos fazê-lo em todas as janelas.
Seleccionamos a opção Select Objects na barra de ferramentas (cubo com uma seta) e seleccionamos a parede (objecto cor-de-rosa).
No sol, mudamos a opção Standard Primitives para Compound Objects. No Object Type, mudamos para Boolean e depois seleccionamos a opção "Pick operador B" para seleccionar a porta e criar então o vão. Na janela Operation, é importante manter ligado a opção Subtration (A-B).
Na opção Modify no canto superior direito, mudamos o nome da layer para parede e mudamos a sua cor para uma à nossa escolha.
Criamos uma nova Box exactamente da mesma maneira que criámos as anteriores, desta vez com as medidas de 5,0 para lenght, 90,0 para width e 210,0 para height.
Mudamos a visualização para Wireframe. Ligamos o Snaps Toggle e clicamos sobre ele com o botão direito, abrirá uma janela onde temos de escolher apenas a opção Vertex.
Seleccionamos a opção Select and Move.
Seleccionamos a porta e movemo-la para o vértice mais atrás.
Desligamos a opção Snaps Toggle, fazemos Zoom Extent e mudamos a visualização para Shaded.
No sol, mudamos da opção Geometry para Shapes e seleccionamos a opção Circle, onde introduzimos novamente as coordenadas com a opção Keyboard Entry onde X, Y e Z correspondem aos valores de -30, 90 e 0. O raio do círculo corresponde a 5,0.
Na opção criação 2D, ou seja, Shades, seleccionamos Line e Keyboard Entry onde introduzimos 3 pontos diferentes. Entre cada ponto, seleccionamos sempre a opção Add Point.
X Y Z
-30 12,5 90
-30 7,5 90
-20 7,5 90
Usamos novamente a opção Snaps Toggle deseleccionamos o Vertex e Seleccionamos o Endpoint e Pivot.
Seleccionamos o círculo com a opção Select Object. Mudamos a opção para Select and Move e o programa vai detectar automaticamente o ponto Pivot da circunferência, ponto esse que arrastamos para o fim da linha que criámos.
Com a opção Select and Move, seleccionamos o círculo e a opção de edição, onde alteramos o raio do círculo para 2,5.
No canto inferior direito, seleccionamos a opção Orbit e mudamos o grau de visualização de maneira a ficarmos (aproximadamente) da seguinte maneira.
Nota: Quando estamos numa determinada janela, podemos utilizar o teclado para mudar a visualização da janela. Por exemplo, a tecla B remete para a visualização Bottom e a tecla L para left.
Com a opção Select and Move, seleccionamos o círculo. Podemos verificar a selecção nas layers.
Criamos um novo objecto 3D - Geometry - e a opção Compound Objects para criar Loft onde seleccionamos a opção Get Path e seleccionamos a ponta da linha que criámos anteriormente.
Seleccionamos o puxador da porta com a opção Select Object e trabalhamos na janela Modify onde abrimos a janela Deformations e clicamos na opção Scale, que abre uma janela onde alteramos o valor da direita para 0 e adicionamos mais pontos com a opção Insert Corner Point.
Modificamos o valor destes últimos pontos de maneira a obter o puxador a gosto. Para mover os pontos, há que seleccionar a opção Move Control Point.
Seleccionamos agora a layer da linha e a opção Modify onde seleccionamos a opção Vertex e depois o ponto mais à direita. Mudamos o modo de selecção para Select and Move e ficamos automaticamente com o eixo nesse mesmo ponto.
Cá em baixo, onde diz os valores de X, Y e Z, alteramos o valor de X onde tinha -20 e introduzimos -17,5 de maneira a que o puxador fique mais comprido. Podemos depois desta alteração desligar o filtro Vertex.
Seleccionamos a janela de visualização Top e depois, à direita, a opção da televisão - Display. Nessa opção, seleccionamos Shapes. Seleccionamos o puxador. Seleccionamos a opção Mirror (são dois 1 virados um para o outro) e abrirá um quadro; neste quadro, ligamos a opção Copy para confirmar que o queremos duplicar e não substituir e ainda mudamos o eixo de espelhamento de X para Y. Para mover o puxador duplicado, é suposto mexer nas setas e consequentemente nos valores de maneira a colocar o puxador no sítio correcto (apelar ao rigor visual de cada um).
Vamos ao Google pesquisar por Brick Walls e Front Door e escolhemos 2 imagens para usar no nosso trabalho.
Abrimos a imagem da porta no Photoshop, cortamos a nossa porta e apagamos o puxador.
Seleccionamos agora a opção Material Editor na barra de ferramentas, à direita. Abrirá uma nova janela. Dentro do Material Editor, mudamos e nos Modes para Compact Material Editor.
Seleccionamos o godé do canto superior esquerdo. No Blinn Basic Parameters, na opção Diffuse, seleccionamos o quadradinho à frente e abrirá um novo quadro onde seleccionamos a opção Bitmap 2x e carregamos aí a imagem da parede de tijolo.
Na opção Views, na barra de ferramentas, seleccionamos Show Materials in Viewport As e depois confirmamos na opção Shaded Materials with Maps.
No Modeview, mudamos de Shaded para Realistic.
Sem comentários:
Enviar um comentário